Sinopse
No ano de 1977, Akira Toriyama participou com Awawa World (あわわワールド) de um concurso anual destinado a novos mangakás, promovido pela Shueisha, na revista Monthly Young Jump. Awawa World é uma curta história cômica que se passa com samurais e super heróis no Japão Feudal e que começa com um funcionário do governo multando uma pessoa por estacionar seu cavalo em local proibido. O tal funcionário se gaba por ter realizado várias multas, mas eis que do nada uma pessoa com uma fantasia de super-homem aparece voando, dando um susto no sujeito. Mais para frente, o tal funcionário do governo entra em uma casa de chá e é atendido por uma menina com uma roupa de coelhinha da Playboy. O agente acha que se trata de um youkai e a ameaça, e nesse momento o tal sujeito com fantasia de super-homem aparece e lhe dá outro susto. O agente decide atacar os dois, mas um cego chamado Satou Hajime aparece e acaba duelando com o agente… e a história, numa virada totalmente sem sentido, deixa de focar no agente, que desaparece da história, e passa a focar justamente nesse cego, que decide ajudar os outros dois, ao acompanhá-los até o planeta deles para derrotar um terrível monstro, em troca de ter sua visão curada.
Awawa World parece ser uma referência a uma expressão de pânico em japonês (“awawa wawa”), repetidamente usada pelos personagens em momentos assim. É em Awawa World que percebemos as habilidades de Toriyama em criar monstros e veículos exóticos. Além disso, podemos notar que Toriyama já na sua primeira história demonstrava interesse em criar personagens com nomes baseados em trocadilhos bestas.
Akira Toriyama não venceu o concurso, mas seu trabalho chamou a atenção da SHUEISHA.
Infelizmente, Awawa World nunca foi publicado comercialmente na íntegra em algum volume próprio ou mesmo integrado à alguma coletânea ou revista da época. Somente nas edições de nº 5 (março de 1983) e nº 6 (maio de 1983) do BIRD LAND PRESS – um boletim informativo não comercial do fã-clube oficial de Akira Toriyama chamado “Toriyama Akira Hozonkai” (鳥山明保存会) -, que a obra foi publicada, em duas partes.
Algumas páginas originais de Awawa World foram expostas na exposição Akira Toriyama Ehxibition, que percorreu o Japão nos anos 90. As imagens mostradas aqui fazem parte do catálogo da exposição.
As raríssimas páginas desse mangá foram escaneadas e tratadas por Gokuten e traduzidas por Kami Sama Explorer.